CFC - Auto Escola Quintino

  • Aulas Teóricas

  • voltar
  • Instrutor teórico-técnico

     

    O instrutor teórico-técnico é responsável por demonstrar o conjunto de regras criadas com o objetivo de fazer com que as pessoas reflitam sobre as atitudes dos usuários das vias terrestres. Além disso, é necessário mais que reconhecer e se submeter às regras, o usuário precisa ter uma postura positiva, praticando a cidadania, educação e respeito.

     

    O curso teórico-técnico trabalha com foco em quatro princípios: dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, participação e co-responsabilidade pela vida social.  O dever do instrutor é mostrar que os valores e atitudes de cada indivíduo são fundamentais para a utilização do trânsito, e que estes garantem o respeito mútuo e o exercício da cidadania, isto é, aceitar as diferenças entre as pessoas.

    Para que o trânsito melhore é imprescindível a participação de todos: pedestre, ciclista, motorista e motociclista. Além disso, precisamos aprender a valorizar as atitudes necessárias à segurança no trânsito, efetivar o direito de mobilidade e acessibilidade para todos e exigir melhorias para os espaços públicos.

     

    A responsabilidade do instrutor é mostrar que apesar das convicções individuais e do modo de compreensão de cada pessoa, se faz necessário encontrar um ponto de partida para a mudança de atitude dos futuros e atuais condutores, seja porque aceita mudar, ou porque acredita que isto é o melhor para si ou até mesmo porque suas convicções individuais evoluíram para uma nova visão de trânsito.       

     

    Os educadores de trânsito do "Centro de Formação de Condutores Quintino" respeitam a individualidade de cada pessoa e sua maneira própria de aprender, fazendo com que encontrem motivação e confiança para adotar atitudes responsáveis que resultem na segurança no trânsito.